Seja bem vindo (a)!

Sejam bem-vindos (as)! Vamos criar interrogações, incentivar a leitura, instigar o pensar, espalhar sementes...

sábado, 7 de abril de 2012

Pequena travessia do mire e veja

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos". (Fernando Pessoa)

      Até esse momento fiz uma experiência “pedagógica” com o blog (com link no blog da escola e tudo mais). Foi uma experiência maravilhosa que ficará registrada aqui no Mire e Veja e em meu coração, com todo carinho, para sempre. Sem a a participação e ajuda "técnica" dos meus alunos, especialmente do Carlos, esse blog não chegaria à metade da beleza que tem.  Muitos alunos (as)  fizeram seus blogs, trocamos ideias, aprendemos juntos.
        Com o tempo senti, em vários momentos, a necessidade de ampliar o conteúdo do blog. Aproveitei os fatos de ter mudado de escola (depois de muitos anos...), fazer outras “travessias”, e pensei: é o momento! Tirei o "professora" (Ufa! Quanta responsabilidade!), e agora, quem passa a escrever é a Eliran; simplesmente.
       O que muda? Terei mais liberdade para abordar outros temas, ir além... Evidente que o blog continuará “recheado” de temas educacionais, literários (poesias! Muitas poesias! Amo-as!), etc., pois “respiro” isso no meu dia-a-dia. E gosto. Muito! Sei que continuarei contando com o meu publico querido, fiel e carinhoso de sempre e agregando mais público, espero.
      Conto com a compreensão e participação de todos. Costumo dizer que, das “redes sociais”, o blog é o mais ingrato. Não traz o retorno instantâneo e animado do facebook, MSN, etc. Daí entendo porque todos que começaram esse trabalho na mesma época que eu, estão com seus blogs “parados”.
        Parafraseando a metáfora do escritor Rubem Alves, no blog tomam a nossa “sopa” e nem sempre nos dizem se está boa ou ruim... Ou ainda como diz a poetisa Flora Figueiredo: “Das sementes que espalhei, / quero floradas”.  A despeito disso, das redes sociais, o blog continuará sendo minha prioridade. Nele procuro despertar para o pensar e o gosto pela literatura, dentre outras coisas; vejo “minha obra". Singela, sim. Pequena. Mas a minha obra, como diria o filósofo e educador, Mário Sérgio Cortella.

6 comentários:

  1. Que deliciosa travessia hen Sra Eliran?!
    Já escrevemos, montamos e rimos juntos aqui, e
    mesmo com essas redes sociais, pode ter certeza que o Blog será sempre o seu, meu, nosso cantinho.

    Obrigada por esses dois anos de travessias que nos trouxe muito aprendizado, amizade e partilha.

    e mesmo que não haja o PROFESSORA lá em cima, você sempre será a NOSSA PROFESSORA!!!!

    Beijos, Eliranzinhaaa... Saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha linda e querida Iza...
      Também gostei muito dessa travessia... Passamos a vida inteira fazendo travessias e isso é bom, pois é sinal que estamos caminhando, buscando amplitude e evoluindo, não é mesmo? Vc faz parte da história desse blog. A primeira redação publicada aqui foi a sua e a de Ismael. Tem também duas lindas e significativas produções poéticas: FLUXO DE HIPOCRISIA E SOCIEDADE ALIENADA. Sem contar os seus comentários e participações nessa caminhada do Mire e Veja.
      Confesso que me emocionei com suas singelas e espontâneas palavras e fiquei felicíssima, pois vc sintetiza muito bem o que representou para nós, nesses dois anos, este espaço “seu, meu, nosso cantinho”; “dois anos de travessias que nos trouxe muito aprendizado, amizade e partilha.” “e mesmo que não haja o PROFESSORA lá em cima, você sempre será a NOSSA PROFESSORA!!!!”Obrigada, minha doce e brava Iza.
      Que bom contar com você nessa Travessia, minha Revolucionáriazinha do coração. Continue assim: doce, brava, honesta, inteligente, e capaz de se indignar por cortarem um “eucalipto” da sua rua...

      Excluir
  2. Gostei do novo visual e da “pequena travessia do mire e veja”. Sei que a filosofia do blog, a beleza, e os princípios que os nortearão continuarão os mesmos. E eu continuarei sempre passando por aqui, seja para curtir ou refletir sobre as bonitas postagens que, com certeza, virão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Profº Arilton: Sinto muito honrada por vc apoiar a iniciativa desse blog, acompanhá-lo, e agora, nessa travessia, continuar prestigiando o Mire e Veja. Obrigada por suas inúmeras contribuições aqui nesse espaço que, como diz a Iza, é meu, é seu, é nosso! Seja sempre muuuuuuuuuuito bem vindo!!!

      Excluir
  3. Oi Lira!
    É sempre tempo de fazer travessias e semear... É sempre tempo de Deus quando percebemos o quanto caminhamos e, mais ainda, quantos inúmeros caminhos ainda temos a trilhar... São os grandes sertões de nosso Ser.
    Este espaço já ganhou muitos significados para vc, pra mim e pra nós! Pra mim ele é como uma horta cheia de amor, semeada com simplicidade e carinho, q nos atinge além frutos...
    Graças a Deus podemos sonhar contigo, sonhar aqui por um Mundo melhor, uma vida melhor, mudanças... Sonhar e semear na vida, refletir, partilhar, rir ou talvez chorar. Sem medo, sem reservas.
    Lira, obrigado por deixar-me participar desse grande sonho que é o Mire e Veja, hj realidade. Fico muito feliz em saber q estará mais livre aqui. Como a Iza falou, nunca deixará de nos ensinar com tudo o q faz! Obrigado por seu amor e disponibilidade em semear não pensando nos frutos e recompensas.
    Um grande abraço. Até breve! Sempre q tenho um tempo passo aqui pra sonhar, admirar e fortalecer-me. Bjs!

    ResponderExcluir
  4. "Este espaço já ganhou muitos significados para vc, pra mim e pra nós! Pra mim ele é como uma horta cheia de amor, semeada com simplicidade e carinho, q nos atinge além frutos..."

    "Obrigado por seu amor e disponibilidade em semear não pensando nos frutos e recompensas."

    Essas palavras, para mim, querido Carlos,soam como uma fonte de incentivo, força e alegria para continuar com esse espaço, como vc disse, "NOSSO". Sinto um prazer imenso sabendo que posso, com vcs, sonhar, semear, e, sobretudo, nos encontrar. A utopia nos leva a plantar, plantar, e quem sabe, conquistar um mundo melhor, com justiça, dignidade... E poesia. Muita poesia. Obrigada, por ser colaborador fiel do Mire e Veja desde o seu nascimento e agora nessa TRAVESSIA... Bjs!

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!